5 Erros Mais Cometidos em Redações

A maioria dos sistemas de aprovação em concursos e universidades dispõem também de uma redação, além das tradicionais provas. Vestibular próprio, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e até avaliações como o simulado Encceja trabalham com questões acompanhadas de uma proposta de redação.

Por isso, não tem jeito! Se você vai passar por algum exame em breve, é preciso se sair bem na redação e não somente absorver os conteúdos que você terá que lidar na prova. Veja a seguir os 5 erros mais cometidos em redações e evite-os a todo custo.

Para garantir o seu sucesso em qualquer exame, é preciso estar preparado! Fique atento aos materiais online que estão disponíveis e apostilas com resposta. Para quem vai realizar o Encceja nos próximos meses, uma boa dica é baixar a apostila Encceja 2019 PDF e estude com antecedência para a prova.

O que acontece com muita frequência, é que os alunos focam na matéria e esquecem de se preparar para a parte escrita dos exames. Acompanhe abaixo erros muito cometidos nas provas de redação.

Gírias da Internet

O domínio da norma culta do português representa uma grande porcentagem da nota da redação, por isso, nada de usar gírias e abreviações comuns da internet no seu texto. Cuidado com a sua forma de se expressar!

Desrespeito com os Direitos Humanos

É importante não ser radical e saber expressar seu ponto de vista sem se colocar no texto e sem ser pessoal. Não defenda seu ponto de vista com opiniões, mas com fatos e preste atenção se não está indo contra os Direitos Humanos.

Conjugação indevida do verbo “Fazer” e “Haver”

É muito comum errar a conjugação desses verbos e alguns casos. O verbo “fazer” quando está impessoal e exprime tempo m uma sentença, ou seja, o correto é “Faz cinco dias” e não “Fazem cinco dias”.

Com o verbo “haver” no sentido de existir acontece a mesma coisa. A verdade é que nesta significação o verbo é invariável. Ou seja, é certo afirmar que “Havia muitas pessoas” e não “Haviam muitas pessoas.”

Não saber usar conectivos

Usar conectivos demais ou não saber usá-los corretamente é outra situação que acontece muito em redações. Para evitar esses erros, é recomendado ler bastante e saber separar duas informações diferentes na mesma sentença para decidir se é necessário o uso de conectivos ou não e qual usar.

Generalizar

Muito cuidado com as afirmações absolutas. As palavras: sempre, todos, com certeza, nunca, sem exceções devem ser evitadas a menos que você tenha 100% de certeza do que estiver afirmando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *