Aprenda a fazer a inscrição no PRONATEC

Você já ouviu falar no Pronatec? Este é um dos programas elaborados para distribuir bolsas de estudo e já beneficiou muitos estudantes. Esta pode ser uma ótima possibilidade para você, por isso, vale a pena conhecer o programa. Se você quer garantir a sua bolsa, leia o texto a seguir para entender mais sobre o Pronatec e saber como se inscrever!

O que é o Pronatec?

O Pronatec é um programa muito popular e já proporcionou formação de qualidade para diversos estudantes, mas mesmo assim, nem todo mundo sebe do que se trata.

A sigla corresponde ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  e como o próprio nome já indica, o seu objetivo é proporcionar fácil acesso à capacitação profissional de qualidade.

Como funciona o programa?

Para que mais e mais  pessoas possam estar atuando no mercado sendo profissionalmente especializado em determinadas áreas, o Pronatec possibilita a distribuição de bolsas de estudos para quem faz os requisitos do programa. Diferente da maioria das inciativas, o programa é totalmente voltado para o ensino técnico.

Através de sua parceria com escolas técnicas de qualidade e instituições de referência do sistema S de ensino, o Pronatec oferta vagas nos cursos mais procurados do mercado.

Quais as instituições participantes?

Nem todas as escolas técnicas estarão ofertando suas bolsas através do Pronatec. O ETEC, que também é voltado para o ensino técnico, disponibilizará um vestibular particular.

No geral, as instituições que compõem o Sistema S sempre ofertam bolsas. As escolas mais procuradas são o SENAC e o SENAI. E se você quer garantir a sua vaga, é bom já verificando as ofertas do SENAC e do SENAI 2020 para se inscrever no programa.

Que cursos posso fazer?

As possibilidades de curso são muitas e estão sempre relacionadas ao mercado de trabalho, assim, o índice de empregabilidade dos formados através do Pronatec sobem. Preparamos uma lista de alguns destes cursos oferecidos para você, veja a seguir:

  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico em Confeitaria;
  • Técnico em Controle Ambiental;
  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Eletroeletrônica;
  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Produção de Moda;
  • Técnico em Química;
  • Entre outros.

Como me inscrever?

A inscrição do Pronatec é realizada online, ou seja, é preciso acessar o site oficial do Pronatec para se registrar. É preciso informar corretamente todos os dados que o sistema solicitar.

Quando concluir o preenchimento do formulário, você poderá ver as vagas disponíveis para você, escolha o seu curso e finalize a sua inscrição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *