Como da entrada na aposentaria? Saiba quais os primeiros passos

A aposentadoria, assim como todos os benefícios promovidos pela Previdência Social, dispõe de um funcionamento específico. Para solicitar o recurso, é preciso estar atento a uma série de aspectos e seguir o procedimento corretamente. Portanto, se você está precisando dar entrada no benefício, é importante sabe como fazer isso. Veja abaixo quais os primeiros passos:

1. Identificar qual o seu benefício

A aposentadoria é dividida em algumas categorias, como por exemplo as empregadas domésticas, os militares, os trabalhadores regulares, os trabalhadores rurais, entre outros.

É importante entender que cada tipo de aposentadoria pode ter um tempo de contribuição e idade mínima para se aposentar diferentes.

Então, certifique-se de identificar o seu tipo de aposentadoria de acordo com o serviço prestado para saber das regras de solicitação do benefício.

Saiba mais sobre os parâmetros do INSS através de: tabelainss2020.net

2. Reunir documentos

Para solicitar o recebimento de qualquer benefício, o contribuinte precisará de documentos pessoais como a carteira de identidade, por exemplo. Não esqueça de levar o seu CPF, a certidão de nascimento ou casamento, as guias do INSS preenchidas e um comprovante de residência!

Também é preciso estar portando a carteira de trabalho a fim de comprovar o tempo de contribuição que o trabalhador cumpriu. A Previdência exige que você comprove os dados e vínculos, então esteja com documentos a mão.

3. Agendar a sua consulta

De uns tempos para cá, a Previdência juntamente com o INSS disponibilizaram alguns recursos no site oficial a fim de facilitar os processos ofertados. Na plataforma, há um recurso referente ao agendamento para ser atendido de acordo com o seu benefício.

Essa possibilidade garante que você seja atendido sem precisar enfrentar unidades congestionadas. Todo serviço deve ser agendado pelo site, no qual você seleciona a data e o local de atendimento.

Por isso, quando estiver com seus documentos prontos, você deve realizar o agendamento INSS 2020 para poder dar entrada na sua aposentadoria. O beneficiário também pode optar por agendar através do telefone 135.

4. Fazer o pedido administrativo

O pedido administrativo é uma etapa decisiva para o requerimento da sua aposentadoria. No dia do seu agendamento, você deve levar a documentação mencionada para realizá-lo.

A solicitação é realizada no local do seu atendimento, e no geral, é um processo bem simples. Quando finalizar o pedido, você receberá um número de protocolo do INSS.

Esse protocolo é essencial para que você possa acompanhar o seu requerimento via internet, no site oficial da Previdência. Basta acessar o recurso Meu INSS para verificar se a sua entrada na aposentadoria foi aprovada ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *