Fui demitido depois de 1 ano de trabalho: Quais os meus direitos?

A demissão é o pesadelo dos brasileiros e todos querem passar bem longe dela! Mas caso isso aconteça, é importante que você saiba quais os seus direitos a fim de reivindicá-los. Ao trabalhar através da CLT você protegido por alguns benefícios, entretanto, cada um dispõe de um tempo de serviço diferente. Se você foi dispensado de seu cargo após um ano de trabalho, leia o texto a seguir e entenda quais os seus direitos:

Seguro Desemprego

Como você deve saber, os direitos trabalhistas podem mudar de um ano para o outro, por isso quem ainda não conferiu o novo regulamento do Seguro Desemprego 2020 deve estar atento. De acordo com as novas exigências, você pode solicitar o seguro a partir de 12 meses de trabalho, entretanto, é necessário que este tempo de prestação de serviço tenha ocorrido nos últimos 18 meses.

Se estiver de acordo com a regra e a tiver sido demitido pelo seu empregador sem apresentação de justa causa, você pode receber até 5 parcelas do seguro desempregoO número de parcelas irá depender do seu tempo de serviço na empresa.

FGTS

O FGTS é o Fundo de Garantia do Trabalhador. Este recurso funciona como uma conta inacessível durante o tempo de serviço. Você já deve ter notado alguns descontos no seu conta cheque, pois é! Uma parte deste desconto é destinada ao FGTS.

Quando se é demitido sem justa causa, fica permitido o acesso a esta quantia. O valor depende muito do tempo de serviço e da sua remuneração enquanto trabalhava.

Saldo do Salário

Nem todo mundo sabe, mas mesmo ao ser dispensado, você deve receber pelos dias em que trabalhou na empresa no mês da sua demissão. Este valor deve ser cobrado de acordo com a sua hora de serviço.

É importante verificar também nos seus contra cheques se o pagamento de todas as suas horas extras foi efetuado. O saldo do salário e as horas extras precisam ser quitados dentro de um determinado período.

Férias Proporcionais

Este recurso é muito importante e pode te ajudar a receber um valor maior na sua demissão. Após um ano de serviço, o trabalhador passa a ter direito às férias proporcionais. O valor é equivalente a um salário inteiro mais um terço.

Quando é dispensado de seu cargo, o trabalhador tem direito a receber as férias proporcionais de acordo com os meses trabalhados. É importante ressaltar que só conta como mês trabalhado aquele em que o funcionário exerceu sua função por mais de 14 dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *