Quanto precisa ser minha nota no ENEM para o curso de medicina?

O curso de medicina é um dos mais concorridos do Brasil e, por isso o processo seletivo para conseguir vaga em alguma universidade pública é bastante acirrado, além da graduação ser extensa, com 6 anos de duração, geralmente em o período integral.

Quem deseja ingressar em um curso de medicina com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisa se dedicar bastante para conquistar uma nota acima da média geral. No entanto a nota que você precisa tirar no Enem para garantir uma vaga depende muito do processo seletivo e da universidade.

Medicina está, todos os anos, na lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dez cursos com maiores notas de corte. Essa nota varia de acordo com alguns critérios.

A nota de corte depende da instituição de ensino que você deseja (pública ou privada), o turno (que normalmente é integral), a unidade e se você possui cotas ou ampla concorrência.

Mas você sabe quais são os processos seletivos que usam a nota do Enem para o curso de Medicina?

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Governo Federal com o intuito de distribuir vagas em universidades públicas de todo o país, o que auxilia o candidato no ingresso ao ensino superior. Existe mais de 130 instituições participando desse programa.

Para se inscrever no Sisu é preciso ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado a redação. A vantagem desse programa é que não há requisitos de renda para participar.

O candidato deve escolher qual instituição de ensino e o campus que deseja cursar. Além disso, também é necessário que especifique se é cotista ou não. A nota de corte normalmente se aproxima dos 800 pontos, mas existem universidades que recentemente registraram notas de corte mais altas.

ProUni

Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais a estudantes que não podem arcar com as despesas de uma faculdade particular, além de outros critérios. A seleção abre duas vezes ao ano.

Também é preciso ter feito o último Enem. A média nacional da nota de corte em 2017 foi de 730 pontos. A concorrência no ProUni é quase tão alta quanto no Sisu.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do Governo Federal. No entanto esse disponibiliza crédito para financiamento dos estudos a juros baixos do que se comparado ao mercado, o que auxilia o estudante a bancar os custos durante toda graduação.

Nesse caso, a média da nota de corte em 2017 também se aproximou dos 730 pontos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *