Saiba como é possível alterar o local de prova do Enem

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e é uma das avaliações mais aguardadas pelos jovens brasileiros. Isto porque, é através do Enem que são distribuídas as vagas em universidades públicas e particulares do ensino superior. Para participar do exame, o candidato deve se inscrever no Enem e comparecer no local de prova dentro do horário estabelecido.

Atrasos são completamente abominados no Enem e levam o candidato à eliminação. Portanto, se você se mudou e o seu local de prova ficou distante ou desconfortável para você, confira a seguir como é possível alterar o local de provam do Enem?

O Enem

O Enem é um exame nacional muito aguardados por seus candidatos. Através desta avaliação, você pode estudar nas melhores universidades do país, se inscrevendo no sistema do SISU ou do Prouni.

O SISU é o sistema digital que permite a concorrência para as vagas da universidade pública. Já o Prouni, é responsável pela distribuição das vagas na rede privada.

Quem quer concorrer a uma bolsa e começar um curso em breve, deve participar da próxima versão do exame conferindo as inscrições ENEM 2019.

A inscrição para o Enem é realizada através do site pela internet. Você deverá fazer seu cadastro e emitir a guia de pagamento referente a taxa de inscrição. Depois é só se preparar e aguardar a data do ENEM.

Local de prova

Quando o seu cadastro for confirmado, você será indicado a um local de prova. Geralmente, o lugar determinado é próximo a você, na região do seu bairro, para facilitar o acesso. Mas caso você venha a detectar problemas e deseje mudar de loca, fique atento ao procedimento abaixo!

Este tipo de solicitação é preciso ser feita com antecedência. O prazo limite estabelecido pelo INEP é até as 23:59 do último dia de inscrição do Enem.

Para mudar o local de prova é necessário modificar o seu endereço residencial no cadastro do exame. O INEP seleciona automaticamente as escolas participante mais próxima a você de acordo com o seu endereço, portanto, quem se mudou recentemente, precisa também modificar seus dados.

Vale lembrar que você não poderá escolher o seu local de prova, mas modificando o seu endereço no cadastro do Enem, o INEP irá selecionar outra instituição próxima que será mais viável para você. Portanto, quanto antes você regularizar seus dados, melhor! Assim você saberá logo da sua escola de prova e não correrá o risco de perder o exame!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *